Criadouro
1. Núcleo Fauna
Compreender os comportamentos reprodutivos e sociais é essencial para proteger e conservar os animais. Criadouros científicos de fauna silvestre para fins de conservação, como o que mantemos no Parque Vida Cerrado, atuam para assegurar a variabilidade genética das espécies e pesquisar dados relevantes para os programas de proteção.

No Parque Vida Cerrado, os animais vivem em recintos amplos, com vegetação típica do Cerrado baiano, encontrando as condições de bem-estar necessárias para expressarem seus comportamentos naturais e se reproduzirem. Os filhotes nascidos aqui são enviados a programas de reintrodução em vida livre e a instituições que mantém animais sob cuidados humanos para assegurar variabilidade genética da população ex situ.

O Parque Vida Cerrado mantém atualmente em seu plantel 28 animais, de 10 diferentes espécies nativas, sendo 5 delas ameaçadas de extinção.
Animais mantidos no parque:
Arara-Azul-Grande

A fêmea (Ararão) do casal de araras-azuis grandes que vivem Parque Vida Cerrado tem uma história de superação. Ela foi resgatada de uma pessoa que a prendia há 7 anos em sua residência. Chegando no Parque, conheceu o seu único amor, já que as araras-azuis tem apenas um parceiro ao longo da vida, o Zé – macho nascido em um criadouro de São Paulo.

A arara-azul é considerada “vulnerável” pela IUCN.

Ver Fotos Dados da Espécie
Lobo Guará

A Mel é, sem dúvida, a loba-guará mais famosa do Brasil. Já foi personagem em reportagens dos principais programas da TV Globo, nacionais e locais, além de ter sido destaque até no Discovery Channel.
Popular entre as crianças, a Mel faz um sucesso danado e divide o recinto com o macho, Victor, e sua filhotinha, a Melinda, que será destinada em breve para outra instituição.
Além dessa família linda de lobos-guará, vivem também no Parque o casal Thor e Elke. O primeiro foi encontrado atropelado no interior de São Paulo, passou por um processo de recuperação e depois foi destinado ao Parque. Já a Elke foi encontrada em uma fazenda da região, ainda filhote, encurralada por cachorros. Ela chegou ao Parque no dia que a famosa atriz Elke Maravilha nos deixou, seu nome é uma homenagem a ela.
O lobo-guará está classificado como “quase ameaçada de extinção” pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).
O Parque Vida Cerrado está lançando agora, em 2019, o programa “Adote a Mel”!

Ver Fotos Dados da Espécie
Ararajuba

O papai Léo, ararajuba macho que vive no Parque Vida Cerrado, é viúvo e pai de lindos filhotes, um deles, a fêmea Kiki, foi reintroduzida em vida livre por meio de um programa em Belém (PA). Kiki abriu as portas para outros irmãos, Kadu e a Kiko, que também vão fazer parte do programa de reintrodução. O projeto de reintrodução é realizado em parceria com a USP e a Fundação Lymington.

A ararajuba é considerada “vulnerável” pela IUCN.

Ver Fotos Dados da Espécie
Ema

Cecília, fêmea de ema, foi encontrada junto ao seu falecido irmão, Rodolfo – macho. A dupla de irmãos foi resgatada de uma queimada com apenas 45 dias de vida. No Parque, eles encontraram um ambiente seguro para viver com qualidade, sem ter que conviver com a perseguição dos caçadores.

A ema é considerada “quase ameaçada” pela IUCN.

Ver Fotos Dados da Espécie
Bugio

Chiquinho, macho de bugio-preto, foi atropelado na BR 020. Por conta do atropelamento, teve seu braço direito amputado e chegou ao Parque em agosto de 2008, trazido pelo Ibama de Barreiras. No Parque, Chiquinho encontrou uma companheira, sua esposa, a fêmea Bacana. Chiquinho e Bacana formam um belo casal adorado pelos visitantes.
Aqui, no Parque, temos ainda o Fred Jr e a Catu, filhos de Fred e Flor, casal de bugios-pretos que viveu na instituição antes de serem destinados para um criadouro no Pará.

A condição do bugio-preto é considerada “pouco preocupante” pela IUCN, mas encontra-se “em perigo” na lista estadual.

Ver Fotos Dados da Espécie
Veado-catingueiro

O Aparecido, macho de veado-catingueiro, foi resgatado ainda filhote, encontrando no Parque Vida Cerrado um lar. Aqui, também vive a fêmea Mariana que, com seu falecido marido Oliveira, teve dois filhotes, Ralph e Preta.

A condição do veado-catingueiro é considerada “pouco preocupante” pela IUCN.

Ver Fotos Dados da Espécie
Cervo-do-pantanal

O casal de cervo-do-pantanal do Parque Vida Cerrado veio de São Paulo. Dora e Rick são exemplares vivos da maior espécie de cervídeo da América do Sul. Eles, que podem chegar a até 125 quilos, são pais da encantadora Lina, filhote nascida em setembro de 2018.
A preocupação com o declínio populacional dessa espécie tem feito com que as instituições redobrem a atenção para garantir as reproduções. São animais muito sensíveis e delicados, de difícil reprodução. Nos últimos anos, por meio de um árduo trabalho, o Parque tem sido reconhecido por registrar recorrentes sucessos reprodutivos.

O cervo-do-pantanal é considerado “vulnerável” pela IUCN.

Ver Fotos Dados da Espécie
Tamanduá-bandeira

Eles são os diferentões do Vida Cerrado. Os tamanduás-bandeira Pepeu, que é super guloso, e Aninha, que é mega preguiçosa, formam o casal mais peculiar do Parque. Seus hábitos, pouco conhecidos pelos visitantes, chamam atenção. Um deles é a mania de tomar banho, nos dias quentes, nas piscinas naturais do recinto, sem dar a mínima para os olhares curiosos. Ah, sabiam que o tamanduá-bandeira pode comer até 30 mil formigas por dia? Sim, 30 mil! Mas no Parque, eles se alimentam da famosa papinha nutritiva para tamanduás, desenvolvida por especialistas, e que fornece a eles os mesmos nutrientes presentes nas formigas.

O tamanduá-bandeira é considerado “vulnerável” pela IUCN.

Ver Fotos Dados da Espécie
Gavião do rabo branco

O casal de gaviões-de-rabo-branco, Amado e Zélia, chegaram no Parque há nove anos. Eles vieram do CETAS de Salvador, capital baiana. Os animais foram solicitados pelo Parque Vida Cerrado por serem de uma espécie emblemática da região.

O gavião-de-rabo-branco é considerado “pouco preocupante” pela IUCN.

Ver Fotos Dados da Espécie
Notícias
Agendamento de visitas
77 9.9971-3190
Comecial
19 9.9770-1583
Parque Vida Cerrado 2019 - Desenvolvido por
Negra Comunicação