• 20.04.2020
Coronavírus: Parque Vida Cerrado disponibiliza conteúdos e atividades de educação ambiental

A iniciativa tem o objetivo de dar continuidade às ações socioambientais do parque, mas também de auxiliar educadores, professores, pais e alunos durante o período de distanciamento social

 

 

A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) impôs mudanças na rotina escolar e na vida familiar: as escolas fecharam, as aulas presenciais foram suspensas, os professores passaram a ensinar a distância, os alunos agora aprendem em casa, os pais assumiram maior protagonismo na aprendizagem dos filhos e as famílias passam maior tempo juntas. Diante desta nova realidade e desafio, o Parque Vida Cerrado – primeiro e único centro de conservação da biodiversidade, pesquisa e educação socioambiental do Oeste baiano – decidiu auxiliar educadores, professores, pais e alunos no processo de ensino-aprendizagem: vai disponibilizar conteúdos e atividades de educação ambiental em seu portal.    

Os primeiros conteúdos disponibilizados durante o período de distanciamento social trazem o tamanduá e a arara-azul-grande como personagens. São materiais de cunho educativo para utilização de educadores, professores, pais e alunos. Aqueles que acessarem o portal do parque encontrarão uma cartilha informativa sobre o tamanduá, curiosidades, crônicas, passatempos, desenhos para colorir, atividades educacionais, jogos e um quiz para avaliação da absorção do conteúdo. Também terão acesso a jogos sobre a arara-azul-grande, meio ambiente e assuntos diversos.

“Dentre as atribuições do parque, uma delas é a educação socioambiental – área na qual somos referência para municípios, entidades e escolas da região. O parque também teve sua rotina afetada. Tivemos que suspender as visitas feitas pelas escolas e comunidade ao centro de conservação e, também, as nossas visitas e ações de educação ambiental na região. Dessa forma, a ideia surgiu mesmo com o propósito de não prejudicarmos as nossas atividades durante o período de distanciamento social, mas também de auxiliar nossos educadores e professores e, principalmente, os pais, que agora assumiram maior protagonismo na vida escolar e na aprendizagem de seus filhos, supervisionando e aplicando atividades complementares e buscando formas de ensinar e entreter”, destaca a bióloga e coordenadora do parque, Gabrielle Bes da Rosa.

Produzidos pelos estagiários do parque que estão trabalhando de suas casas e selecionados a partir das produções de outras instituições de conservação, os conteúdos serão atualizados frequentemente e ficarão disponíveis em caráter permanente no endereço eletrônico do parque. Os conteúdos para download podem ser acessados pelo site www.vidacerrado.org.br , em Atividades Educativas e, também, ao final deste release.

Conteúdos para download:

Cartilha educativa_Tamanduá

QUIZ do tamanduá

Atividade_você conhece a arara-azul-grande

Atividade Enigma – Forme os nomes dos animais do parque

Saiba mais

Instagram: https://www.instagram.com/parquevidacerrado

Facebook: https://www.facebook.com/parquevidacerrado

 

Assessoria de imprensa / Parque Vida Cerrado

Heloíse Steffens

Agendamento de visitas
77 9.9971-3190
Comercial
77 9.9971-3190 / gabrielle.rosa@vidacerrado.org.br
Fundadora e Patrocinadora
Patrocinadores
Parceiros
Parque Vida Cerrado 2024
Atendimento Online
Enviar via WhatsApp