Institucional • 15.05.2019
Parque Vida Cerrado coordena as atividades de Educação Ambiental do Projeto Nascentes

A rede hidrográfica das bacias do Rio Grande, Corrente e Carinhanha nos municípios do Oeste da Bahia são extensas e exercem importância na manutenção da Bacia do Médio São Francisco. A vegetação encontrada no entorno de nascentes, veredas e margens dos cursos d’água exercem um papel fundamental na manutenção dos recursos hídricos, mantendo a estabilidade geológica, a biodiversidade e o fluxo gênico, essenciais para conservação dos solos (evitando processos erosivos e assoreamentos), assegurando o bem-estar das populações. Diante da importância deste assunto, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e a Associação Baiana de Produtores de Algodão (ABAPA) intensificaram as ações de sustentabilidade nas bacias hidrográficas, consolidando um projeto que visa à recuperação de nascentes e promoção da perenizarão de riachos e córregos. O Projeto “Identificação e Recuperação de Nascentes na Região Oeste da Bahia”. Estas ações juntas terão caráter ambiental e social, com importante componente educativo voltado a conscientização da população.

O Parque Vida Cerrado, com 12 anos de atuação em projetos de Educação Ambiental na região, foi a instituição escolhida para desenvolver o eixo de Educação Ambiental do Projeto. A necessidade da educação ambiental é imprescindível para a perpetuação do projeto a longo prazo. Através das ações de engajamento da comunidade e das ferramentas pedagógicas compartilhadas com os professores envolvidos, podemos melhorar a relação das comunidades com as áreas recuperadas e desenvolver um sentimento mais forte de cuidado com a região.

No primeiro semestre de 2019, todos os municípios terão uma oficina de capacitação em projetos de Educação Ambiental para professores e uma oficina de mobilização social com as comunidades.  E as escolas serão estimuladas a utilizarem as ferramentas apresentadas, de acordo com cada realidade, para desenvolverem seus próprios trabalhos de intervenção com os educandos.

Foi levado para as discussões a perspectiva da educação ambiental crítica, buscando o entendimento de que toda crise ambiental vivenciada pela perda das nascentes é formada por fatores: históricos, culturais, políticos e temporais que envolvem cada comunidade. Por isso a relação da comunidade com a água é fator determinante do sucesso de recuperação das nascentes. Identificar as práticas negativas e estimular a adoção de novas posturas é o grade desafio que os gestores de cada município tem pela frente e a educação para a conservação é um caminho de conciliação entre todos os atores envolvidos em prol das nascentes do oeste da Bahia.

 

Você também pode seguir o Parque Vida Cerrado nas redes sociais, acesse:

Link Instagram: https://www.instagram.com/parquevidacerrado

Link Facebook: https://www.facebook.com/parquevidacerrado

 

Sobre

O Parque Vida Cerrado é o primeiro e único centro de centro de conservação e educação socioambiental do Oeste da Bahia. Está no coração do Matopiba, localizado entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, em uma área preservada de 20 hectares do bioma Cerrado, savana mais rica em biodiversidade do mundo. Essa região é uma das protagonistas na produção de soja e algodão no país; a matéria-prima que sai daqui alimenta milhões pessoas e animais em todo mundo, além de ajudar a produzir remédios, cosméticos, plásticos, biodiesel e roupas que utilizamos no dia a dia.

A instituição mantém um criadouro científico de fauna silvestre para fins de conservação com cerca de 30 animais de 10 espécies, 5 delas ameaçadas de extinção. No parque, já ocorreram mais de 30 reproduções bem-sucedidas. Com um pouco mais de uma década de existência, a instituição desenvolve continuamente ações de Educação Socioambiental atingindo a milhares de pessoas. O Parque Vida Cerrado foi fundado em 2006, a partir de apoio financeiro da iniciativa privada e do Instituto Lina Galvani. Atualmente, conta com 10 colaboradores em sua equipe e mantém um Conselho Administrativo independente

Agendamento de visitas
77 9.9971-3190
Comecial
19 9.9770-1583
Parque Vida Cerrado 2019 - Desenvolvido por
Negra Comunicação