• 19.02.2020
Parque Vida Cerrado recebe representantes do Instituto Recicleiros

A organização assessora prefeituras de todo o país na implementação da coleta seletiva inteligente e oferece ao setor empresarial resultados certificados de logística reversa de embalagens pós-consumo

 

O Parque Vida Cerrado – 1° e único centro de centro de conservação, pesquisa e educação socioambiental do Oeste baiano – recebeu na tarde desta última terça-feira, 18, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Economia Solidária de Luís Eduardo Magalhães e do Instituto Recicleiros, que prestará assessoria gratuita ao poder público no desenvolvimento do plano municipal e na implantação da coleta seletiva inteligente e, ao setor empresarial, na certificação de logística reversa de embalagens pós-consumo. O município foi um dos 12 do país e o único da Bahia a ser contemplado no edital do Programa Cidade+Recicleiros.

Durante a visita, que fez parte da agenda de trabalho da organização, a equipe do instituto visitou as instalações e conheceu os trabalhos do parque, trocou informações sobre a realidade local e os esforços empenhados na questão da coleta seletiva e oficializou convite para integrar o Comitê de Coleta Seletiva, quando este for oficialmente constituído. “Lançamos o edital em 2019, tivemos mais de 500 municípios inscritos e selecionamos 12 territórios para atuação do instituto. Além dos critérios presentes no edital, procuramos identificar os municípios que eram engajados com a coleta seletiva e que contavam com agentes de sustentabilidade. Nos deparamos com o belíssimo trabalho realizado pelo parque e por isso estamos aqui hoje, apresentando a nossa proposta, adquirindo informações, trocando conhecimentos e procurando envolver importantes agentes da sustentabilidade para unirmos esforços e concretizar a coleta seletiva em Luís Eduardo como um case de sucesso”, destaca o diretor institucional do Recicleiros, Erich Burger.

A coordenadora e bióloga do parque, Gabriele Rosa, destacou a importância de projetos que buscam a redução de resíduos, a geração de oportunidades de trabalho para a população de baixa renda, a inclusão qualificada, a economia de recursos financeiros e ambientais para os municípios e o desenvolvimento da cultura ambiental. “Desde as primeiras tratativas realizadas no município, sempre estivemos envolvidos. Trabalhamos muito a questão do consumo consciente e da destinação correta e adotamos inúmeras iniciativas para exemplificar à comunidade de que forma é possível reduzir e reciclar. A associação local tem grande potencial e se fortalecerá muito com este programa. Estamos sempre disponíveis para agregar esforços e sermos divulgadores do programa e dos demais agentes envolvidos com a sustentabilidade”, frisa. A visita contou com a presença do secretário da pasta, Alcides Júnior Ribeiro Meira e, do líder de projetos do Recileiros, Cézar Augusto de Oliveira.

Cidade+Recicleiros

Através do programa de coleta seletiva e reciclagem de resíduos, o instituto oferece tecnologia, maquinário, inteligência, capacitação e suporte total para que as cidades possam implementar e gerir seu plano de forma eficaz e sustentável. Ao setor empresarial, que precisa efetivar a logística reversa de embalagens, o instituto viabiliza valores atrativos por tonelada de material reciclável recuperada, sob a forma de certificados, para que cada empresa esteja em conformidade com a Lei 12.305/2010, da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A equipe do Recicleiros apresenta publicamente a sua proposta de trabalho nesta quarta-feira, 19, às 19h, no Centro Cultural.

 

Heloíse Steffens / Assessoria de imprensa

Saiba mais

Instagram: https://www.instagram.com/parquevidacerrado

Facebook: https://www.facebook.com/parquevidacerrado

 

Agendamento de visitas
77 9.9971-3190
Comecial
19 9.9770-1583
Patrocinadores
Apoiadores
Parceiros
Parque Vida Cerrado 2019 - Desenvolvido por
Negra Comunicação