Institucional • 24.04.2023
Parque Vida Cerrado e CIPE-Cerrado firmam parceria para capacitação de policiais militares para atuação em ambientes rurais.

Parte integrante da 14ª edição do Curso de Operações Rurais (COR), a instrução trouxe informações sobre a fauna e flora do bioma Cerrado.

Em parceria, o Parque Vida Cerrado – primeiro e único centro de conservação da biodiversidade, pesquisa e educação socioambiental idealizado pela Galvani Fertilizantes – e a Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Cerrado) – unidade operacional especialista em patrulhamento de área agrícola – capacitaram policiais militares sobre o bioma Cerrado para atuação na zona rural. A instrução, que integra as ações da 14ª edição do Curso de Operações Rurais (COR), aconteceu no dia 1° de março e contou com a participação de 51 policiais de diferentes unidades do Estado.

Durante visita ao Parque Vida Cerrado, em Barreiras, os participantes do curso receberam orientações para convivência com a flora e fauna. A primeira palestra foi ministrada pela engenheira agrônoma, Débora Silva, que trouxe informações sobre oferta de água e de plantas comestíveis de acordo com as diferentes estações do ano. Já a bióloga, Gabrielle Bes da Rosa, que coordena as atividades do Parque, falou sobre serpentes, escorpiões e aranhas e como proceder em caso de acidente, além de regras de convivência com outros animais. Na sequência, o efetivo policial fez uma visita guiada para conhecer alguns dos animais silvestres que podem ser encontrados no Cerrado baiano.

“O Cerrado é um bioma muito vasto. Temos várias fitofisionomias, então o objetivo inicial foi demonstrar essa vastidão de características e peculiaridades. Uma mesma região pode mudar muito, a depender de cada período do ano, e isso interfere em relação à vegetação e aos animais que serão encontrados. Fornecemos informações de como entrar nessa casa, que é o nosso bioma, de forma segura para tirar o melhor proveito dela nas operações em campo. Foi um encontro agradável, onde todos saíram mais preparados para o exercício de suas funções e mais aptos para conservação das riquezas da biodiversidade da nossa região. Ficamos felizes pelo pedido em trazer nossa expertise aos membros da corporação. Isso demonstra a confiança nos serviços prestados pelo Parque Vida Cerrado”, destaca a bióloga e coordenadora, Gabrielle Bes da Rosa.

Conforme explica o comandante da CIPE-Cerrado, Major PM Giovanni Damasceno, o Curso de Operações Rurais é um dos principais cursos operacionais da Polícia Militar da Bahia que busca atingir níveis satisfatórios para missões que requerem alto grau de pronta resposta, rusticidade, domínio de doutrina e atuação com máxima eficiência e eficácia, submetendo os candidatos a uma intensa preparação física e psicológica e rigoroso controle de acompanhamento. “Além disso, o policial precisa conhecer o terreno onde está operando. Algumas ocorrências vão exigir a permanência por dias ou semanas em área de mata e, nessa circunstância, será preciso satisfazer a necessidade pelo consumo de água e alimento. O conhecimento sobre o bioma vai favorecer isso e, também, aumentar a proteção contra plantas que podem trazer enfermidade, bem como de animais, especialmente os peçonhentos. Tenho certeza que todos saíram mais preparados e só podemos agradecer pela parceria do Parque Vida Cerrado”, avalia.

Parque Vida Cerrado

Com o objetivo de assegurar a variabilidade genética das espécies, o Parque Vida Cerrado conta com um criadouro científico de fauna silvestre para fins de conservação, a partir da reprodução e encaminhamento para programas de reintrodução em vida livre e às instituições que mantém animais sob cuidados humanos. Atualmente, mantém em seu plantel 25 animais, de 08 diferentes espécies nativas (arara-azul-grande, lobo-guará, ema, bugio-preto, veado-catingueiro, cervo-do-pantanal, tamanduá-bandeira e gavião-de-rabo-branco), sendo 5 delas ameaçadas de extinção. Além disso, conta ainda com um centro de excelência em restauração com ampla expertise no bioma Cerrado, com mais de 30 espécies nativas em seu viveiro. Alcançou a marca de mais de 240 mil mudas distribuídas para programas de rearborização urbana e recuperação de áreas degradadas e capacitou centenas de coletores de sementes nos assentamentos rurais. Por meio do seu núcleo de projetos e atividades socioambientais, já envolveu mais de 30 mil pessoas em suas ações. O PVC conta ainda com uma ampla rede de parceiros como Brasitrans, JCO, AvantiAgro, Sementes Oilema, Condomínio Irmãos Gatto Agro, Condomínio Santa Carmem, ADM, Cargill, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), Nuveen Natural Capital, Mauricéa, Mimoso Madeiras e Hotel Solar Rio de Pedras.

Agendamento de visitas
77 9.9971-3190
Comercial
77 9.9971-3190 / gabrielle.rosa@vidacerrado.org.br
Fundadora e Patrocinadora
Patrocinadores
Parceiros
Parque Vida Cerrado 2024
Atendimento Online
Enviar via WhatsApp