Primeiro centro de conservação da biodiversidade, pesquisa
e educação socioambiental do Cerrado do MATOPIBA.
O Parque Vida Cerrado é uma instituição sem fins lucrativos, fundada pela Galvani Fertilizantes e mantida pelo Instituto Lina Galvani e por parceiros apoiadores. Está localizado no município de Barreiras, no Oeste da Bahia, próximo ao município de Luís Eduardo Magalhães e a divisa com o estado do Tocantins. Desde 2006, ano de início das atividades, o Parque acumula conhecimento sobre a região, por meio do desenvolvimento de ações de conservação da biodiversidade no Cerrado baiano.
O Parque Vida Cerrado ocupa 20 hectares de uma área de vegetação nativa de Cerrado. A infraestrutura inclui a sede administrativa, o centro de recepção de visitantes, o zoológico, o viveiro de mudas nativas e a vitrine de restauração.
Em 2025, o Parque Vida Cerrado recebeu o Selo “OSC Engajada em ESG/GRC”, da Engaja Brasil, por seu comprometimento com a governança, transparência e fortalecimento institucional.
Em 2022, o Parque Vida Cerrado foi reconhecido internacionalmente com o selo digital da CAF (Charities Aid Foundation America), do Banco de Desenvolvimento da América Latina, por suas ações integradas que promovem a qualidade de vida na região. O certificado internacional é concedido a organizações sem fins lucrativos, voltadas ao desenvolvimento baseado na sustentabilidade. A CAF gerencia os recursos internacionais da Cargill, empresa que fomentou a relação entre o Parque Vida Cerrado e a America Validated Organization.