Quem Somos
O primeiro e único centro
de conservação e educação socioambiental
do Oeste da Bahia
O Parque Vida Cerrado é o primeiro e único centro de conservação e educação socioambiental do Oeste da Bahia. Está no coração do Matopiba, localizado entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, em uma área preservada de 20 hectares do bioma Cerrado, savana mais rica em biodiversidade do mundo. Essa área é uma das protagonistas na produção de soja e algodão no país; a matéria-prima que sai daqui alimenta milhões de pessoas e animais em todo o mundo, além de ajudar a produzir remédios, cosméticos, plásticos, biodiesel e roupas que utilizamos no dia a dia.
28 animais de 8 espécies 5 ameaçadas de extinção 30 reproduções bem-sucedidas
Nesse contexto, o Parque Vida Cerrado mantém um criadouro científico de fauna silvestre para fins de conservação com 28 animais de 8 espécies, sendo 5 delas ameaçadas de extinção. No criadouro, já ocorreram mais de 30 reproduções bem-sucedidas em pouco mais de uma década de existência. A partir desse criadouro, o parque desenvolveu ações de Educação Socioambiental que já atingiram diretamente milhares de pessoas.
Área de atuação geográfica
Núcleos Atuação
Fauna
(ex situ)
Criadouro
conservacionista
28 animais, 8 espécies, 5 ameaçadas.
30 nascimentos no Parque.
1 ararajuba enviada para projeto de reintrodução na natureza.


Flora
Viveiro de espécies nativas Atua para atender às demandas de recuperação de áreas degradadas e de arborização urbana em municípios de todo o MATOPIBA. No espaço, realizamos capacitações de famílias para coleta e comercialização de sementes nativas e de técnicos para muvuca. Também tem o papel de ser uma ferramenta pedagógica na tarefa de despertar na população a ética do cuidado e encantamento pela vegetação.
Comunidade
Educacação
socioambiental
Mais de 20 mil visitantes participantes em atividades de E.A., 250 professores capacitados e 10 programas radiofônicos feito com estudantes do ensino fundamental.

Desenvolvimento
socioambiental
Fomento à rede de coletores de sementes como alternativa de geração de renda.

Ver Mapa do Parque
Colaboradores
Vagna Adm
Terezinha Serviços Gerais
Silzio Serviços Gerais
Rafael Tratador
Paula Veterinária
Josenilton Tratador
Gabrielle Biológa
Emerson Tratador
Agendamento de visitas
77 9.9971-3190
Comercial
77 9.9971-3190 / gabrielle.rosa@vidacerrado.org.br
Fundadora e Patrocinadora
Patrocinadores
Parceiros
Parque Vida Cerrado 2024
Atendimento Online
Enviar via WhatsApp