O núcleo desenvolve projetos baseados nos princípios da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), que estão previstos na Lei 9.795, de 1999. Por meio da promoção de valores e competências voltadas para o cuidado, valorização e conservação do Cerrado baiano, os projetos buscam desenvolver uma sociedade mais justa e sustentável.
O Parque Vida Cerrado está localizado entre as cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães – uma das regiões que mais produz soja e algodão no Brasil e que experimentou um crescimento exponencial da área cultivada nas últimas décadas. A matéria-prima que sai daqui alimenta milhões de pessoas e animais ao redor do mundo, além de ajudar a produzir remédios, cosméticos, plásticos, biodiesel e roupas que utilizamos no dia a dia.
Apesar do progresso econômico, o agronegócio e o crescimento dos centros urbanos avançam sobre a savana mais rica em biodiversidade do mundo, o Cerrado.
Neste contexto, o núcleo de Educação Ambiental do parque é essencial para a manutenção do equilíbrio entre natureza e produção, buscando o envolvimento da comunidade com o bioma local e o fortalecimento da cidadania.